Fórum Açores Bio 22 promoveu uma visita à ilha das Flores da Rede Bio-Regiões
No âmbito do segundo fórum da agropecuária biológica Açores Bio22, a ilha das Flores recebeu recentemente a visita das entidades responsáveis pela Rede Bio-Regiões: Salvatore Basile, Presidente do INNER (International Network of Eco Regions), Custódio Oliveira – Responsável da Rede Internacional das BioRegiões (INNER) em Portugal e Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, 1.ª Bio-Região de Portugal.
As Bio-Regiões consistem em áreas geográficas onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base biológica e agroecológica .
Neste âmbito, a promoção dos produtos biológicos articula-se em associação com a promoção do território, dos seus recursos e das suas especificidades, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável das potencialidades económicas, sociais, culturais e ambientais, com base em padrões de justiça e solidariedade.
A Rede Internacional das Bio-Regiões (INNER) está atualmente presente em cerca de 1.300 territórios a nível global, incluindo territórios portugueses. Esta visita constituiu uma primeira abordagem ao tema, durante a qual foi efetuado um diagnóstico das potencialidades do território ao mesmo tempo que foram discutidas questões como vantagens da gestão sustentável do território baseado na agricultura biológica, oportunidades para o desenvolvimento social e económico, benefícios para a valorização dos recursos locais, naturais e culturais e casos de sucesso em Portugal e na Europa, como é o do município de Idanha-A-Nova.
A visita incluiu diversos momentos de debate e informação muito participados, casos do seminário, aberto ao público, “BioRegiões … O que são? Onde estão? Quem participa? Quais as oportunidades e os desafios?”, que decorreu no Auditório do Centro Cultural de Santa Cruz, Flores, visitas a produtores biológicos e tradicionais, reuniões de trabalho com os dois municípios da ilha das Flores e Associações.
O Fórum da Agropecuária dos Açores é uma iniciativa conjunta do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Movimento Associativo do sector representados pela Trybio, BioAzorica e Federação Agrícola dos Açores e tem como objetivos promover uma discussão alargada sobre agricultura e pecuária biológicas.
A iniciativa junta produtores, técnicos, investigadores e consumidores, associações e cooperativas, indústria, distribuição, comércio e serviços públicos e privados, e assim procura-se criar uma rede regional de cooperação, conhecimento e capacitação, divulgar a investigação e fomentar a inovação quer na agricultura biológica quer na transformação e valorização dos respetivos produtos, para além de sensibilizar, informar, formar e capacitar para o modo de produção biológico.
Apresentar e promover os produtores e produtos biológicos dos Açores, incentivar a autonomia alimentar dos Açores, a economia circular, a bioeconomia, os circuitos curtos de comercialização, promover a qualidade do ambiente, de vida, a saúde, a prevenção e o combate à doença e o equilíbrio social e contribuir para mitigar os grandes desafios globais como as alterações climáticas e as crises sanitárias, são também objetivos do Fórum da Agropecuária dos Açores.