Agricultura biológica nos Açores aumentou mais de 600% em três anos, diz António Ventura

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, assinalou hoje o Dia Europeu da Agricultura Biológica com programas destinados a diversos públicos, por forma a sensibilizar para a agricultura biológica e para o papel que esta desempenha no respeito pela natureza e bem-estar dos animais.

Na sua intervenção, no âmbito do evento tido em Ponta Delgada, na Quinta de São Gonçalo, António Ventura destacou “que este dia é comemorado em todas as ilhas dos Açores” porque o Governo Regional quer que a Região tenha notoriedade por ter uma alimentação mais natural, e quanto maior consumo houver, mais produção é necessária.

Nos Açores, entre 2019 e 2022, “a área de produção biológica aumentou mais de 600%, sendo mais de três mil hectares de área biológica, com um aumento de produtores em mais de 200%”, afirmou António Ventura na ocasião, frisando que “é preciso aumentar estes valores e para isso tem que haver mais consumo”.

Na ilha de São Miguel as atividades decorreram de manhã e foram destinadas a alunos do 4.º ano de escolaridade numa atividade intitulada “Bio Brincadeiras”, que incluiu o jogo “Quem quer ser Bio?”; uma visita à BioKairós; a degustação de um batido bio e uma exposição de produtos bio, com animação alusiva ao tema em cada ponto de atividade.

Com este conjunto de atividades pretendeu-se sensibilizar diferentes públicos, desde as várias faixas etárias dentro da educação, como também o público em geral, para que conheçam os benefícios da agricultura em áreas como a saúde “para evitar doenças, prolongar a vida, proporcionar um bem-estar durante o dia, melhorar o rendimento escolar, o estudo e a concentração”, elencou o Secretário Regional.

O Dia Europeu da Agricultura Biológica comemora-se a 23 de setembro, e este ano, pela primeira vez, numa iniciativa conjunta do Parlamento Europeu, do Conselho da União Europeia e da Comissão Europeia.