Pico acolhe este fim de semana Fórum AçoresBio22

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, promove este fim de semana, na ilha do Pico, o Fórum da Agropecuária Biológica dos AçoresBio22.

As atividades inseridas neste fórum destinam-se a produtores, apicultores, técnicos, consumidores, serviços e instituições públicas e público em geral.

Assim, no primeiro dia da iniciativa, que decorre na Sociedade Filarmónica União Madalense, pelas 11h30 terão lugar as Conversas Bio, “Ser Bio o que é?” com Ana Catarina Oliveira- IAMA, seguindo-se a Tertúlia “À Conversa com Produtores Bio do Triângulo”.

Pelas 14h30, o programa prossegue com os temas Apicultura, Bovinicultura e Vitivinicultura, através de um conjunto de três palestras: “Projeto Abelha Amiga”, a cargo de Hugo Carvalho – Serviço de Desenvolvimento Agrário do Pico, “Bovinicultura em MPB”, por Lázaro Simbine – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e “Vitivinicultura em MPB”, com António Marques da Cruz – Produtor e exportador de vinhos Bio.

Pelas 17h30, terá lugar um Magusto, para celebrar o São Martinho, um evento que vai contar com a presença do Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, ocasião em que se pretende que seja um momento de partilha e convívio entre produtores e consumidores, com a mostra e degustação de Vinhos do Pico e produtos biológicos.

No dia seguinte, dia 13 de novembro, domingo, está previsto pelas 10h00 um workshop de “Bovinicultura em MPB” com Lázaro Simbine, o qual inclui visitas orientadas a explorações agrícolas.

Recorde-se que a participação em todas as iniciativas é gratuita, contudo a participação no workshop “Bovinicultura em MPB” carece de inscrição prévia através do endereço eletrónico: forumbio@azores.gov.pt, ou pelo contacto telefónico 292208800 ou ainda no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Ilha do Pico.

O Fórum da Agropecuária dos Açores é uma iniciativa conjunta do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Movimento Associativo do setor, representado pela Trybio, BioAzorica e a Federação Agrícola dos Açores.

Esta iniciativa é a penúltima deste ano, estando reservada entre os dias 18 a 21 de novembro para São Jorge, a última das nove ilhas a ser visitada por este evento.

Até ao momento esta atividade contou, durante o corrente ano, com cerca de mil participantes, juntando-se aos mais de mil intervenientes que participaram aquando da primeira edição do Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores, que arrancou em 2021.