ABELHA AMIGA E APICULTURA EM DESTAQUE NO ARRANQUE DO 2.º FÓRUM DA AGROPECUÁRIA BIOLÓGICA DOS AÇORES

O 2.º Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores – “Açores Bio22” decorre na Graciosa desde sexta-feira, e prolonga-se até ao dia 29 de outubro, com atividades vastas sobre a apicultura e as pastagens biodiversas, associadas à pecuária biológica.

O Projeto Abelha Amiga esteve em destaque no início do evento.

O Engenheiro Paulo Miranda, da Direção Regional da Agricultura, esteve na Graciosa a promover o Abelha Amiga, que sensibiliza para a necessidade de proteger as abelhas, um animal muito importante no nosso ecossistema.

A Ilha Graciosa tem 8 apicultores e 17 apiários, mas existe potencialidade para que a apicultura cresça ainda mais, sendo também importante que as pessoas escolham consumir produtos locais.

Houve também ação de informação sobre a certificação do mel biológico. O modo de produção biológico acrescenta valor comercial aos produtos, para além da saúde e bem-estar e de um grande respeito pela natureza e pelo produtor.

Entre os dias 24 e 29 de Outubro vai decorrer, em regime pós-laboral, o Curso de Iniciação à Horticultura Biológica, dinamizado por Avelino Ormonde, proprietário da empresa BioFontinhas “The Art of Balance”, ilha Terceira, a ter lugar na Sala de Formação do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa.

O Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores é uma iniciativa conjunta do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Movimento Associativo do setor, representado pela Trybio, BioAzórica e Federação Agrícola dos Açores.

Como parceiros locais na ilha Graciosa juntam-se à iniciativa, a Associação de Agricultores da ilha Graciosa, a Câmara Municipal de Santa Cruz e a Biblioteca Municipal de Santa Cruz.

Para ler a notícia completa aceda a: Rádio Graciosa | 107.9 (radiograciosa.com)