Graciosa recebe 2.º Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores – “Açores Bio22”

O 2.º Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores – “Açores Bio22” inicia a sua presença na ilha da Graciosa na sexta-feira 21 de outubro, prolongando-se até ao dia 29 de outubro, com atividades vastas que vão abranger dois grandes temas: a apicultura e as pastagens biodiversas, associadas à pecuária biológica.

As atividades inseridas neste fórum destinam-se a produtores, apicultores, serviços e instituições públicas, comunidade escolar e público em geral.

As iniciativas têm início na sexta-feira, dia 21 de outubro, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa, com uma reunião de trabalho com as entidades públicas da ilha da Graciosa para a apresentação do projeto “Abelha Amiga”, pelas 16h00.

Pelas 20h00, decorre na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa as “Conversas sobre Apicultura”, com os oradores Beatriz Medeiros, do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas – “Certificação de mel Bio”; Paulo Miranda, da Direção Regional da Agricultura – “O Projeto Abelha Amiga” e Manuel Moniz da Ponte – “Flora nectarífera e polinífera da ilha Graciosa”.

No sábado, das 9h30 às 12h00, o tema apicultura vai estar novamente em destaque com um roteiro apícola, incluindo visitas orientadas a apiários de apicultores graciosenses.

A partir das 17h30, está previsto um momento com animação musical e degustação de produtos bio, a cargo da BioAzórica e de Sonia Kaenel, num “BioArraial”, no Pavilhão Multiusos da Graciosa, aberto ao público em geral.

Pelas 20h00 está previsto, novamente na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa, um seminário intitulado “A importância das pastagens na produção de bovinos”, que contará com os oradores Elizabeth Domingues – “Pastagens na Produção de Carne”, Unicol; Teresa Carita – “Pastagens Biodiversas”, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; Sandra Soares – “Ensaio de pastagens MPB na Graciosa”, do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa e Francisco Rocha – “A importância das pastagens na alimentação animal”, da Associação de Agricultores de Leite Biológico da Terceira.

Para domingo, está agendado o Roteiro das Pastagens, com visitas orientadas a explorações agrícolas produtoras de carne, entre as 10h00 e as 13h00.

Entre os dias 24 e 29 de outubro vai decorrer, em regime pós-laboral, o Curso de Iniciação à Horticultura Biológica, dinamizado por Avelino Ormonde, proprietário da empresa BioFontinhas “The Art of Balance”, ilha Terceira, a ter lugar na Sala de Formação do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa.

A participação em todas as iniciativas é gratuita, mas a participação nos dois roteiros e no Curso de Iniciação à Horticultura Biológica, carecem de inscrição prévia, através do email [email protected] ou do número de telefone 292208800, ou ainda diretamente no Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa.

O Fórum da Agropecuária Biológica dos Açores é uma iniciativa conjunta do Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e do Movimento Associativo do setor, representado pela Trybio, BioAzorica e Federação Agrícola dos Açores.

Como parceiros locais na ilha da Graciosa juntam-se à iniciativa, a Associação de Agricultores da ilha Graciosa, a Câmara Municipal de Santa Cruz e a Biblioteca Municipal de Santa Cruz.